A Alemanha é um dos parceiros comerciais europeus mais importantes de Portugal, depois de França e Espanha. As exportações de Espanha para os três países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça) ascendem a 31 mil milhões de euros por ano, ligeiramente menos do que as importações destes países, que ascendem a 32,5 mil milhões de euros por ano. Há investimentos significativos alemães, austríacos e suíços em Espanha e vice-versa em praticamente todos os sectores industriais.
A Alemanha tem uma elevada relevância para o comércio internacional português, sendo o 2º maior fornecedor e o 3º maior cliente da economia nacional.
Portugal tem um ambiente de negócios favorável e recursos humanos qualificados a baixo custo, sendo fatores de atração de investimento direto estrangeiro. A maior parte das maiores empresas alemãs, suíças e austríacas estão igualmente sediadas em Portugal e o contínuo investimento em Portugal por parte destes países está cada vez mais presente.
A Monereo Meyer Abogados distingue-se de outros escritórios de advogados na Península Ibérica pelos seus 40 advogados, a maioria dos quais fala alemão e alguns dos quais são também autorizados a exercer na Alemanha.
Desde a nossa fundação em 1989, temos mantido uma boa cooperação com escritórios de advogados de confiança em várias cidades na Alemanha, Áustria e Suíça. Em particular, prestamos aconselhamento jurídico relativamente a sucursais de empresas DACH em Espanha e Portugal, transações imobiliárias e financiamentos transfronteiriços na Península Ibérica. Além disso, a Monereo Meyer Abogados é membro da CBBL (www.cbbl-lawyers.de), a única rede mundial de sociedades de advogados comerciais de língua alemã.
Os advogados do nosso escritório que formam o German Desk estão plenamente familiarizados com a cultura empresarial e o sistema jurídico prevalecente na Alemanha, Áustria e Suíça.