Propriedade Industrial e Direitos de Autor em Portugal
Todas as empresas que procuram um mínimo de exclusividade dependem de direitos de propriedade industrial ou de direitos de autor. Isto resulta na necessidade de proteger, manter e, em caso de conflito, defender estes direitos, que normalmente estão relacionados com produtos ou serviços. Quer sejam inventores ou empresários - os nossos clientes nacionais e internacionais, desde empresas em fase de arranque a multinacionais numa grande variedade de sectores empresariais, confiam no nosso aconselhamento abrangente e personalizado sobre o pedido, procedimentos de registo, administração e defesa de bens intangíveis, tais como marcas registadas, invenções, desenhos e modelos, nomes de domínio e outros direitos de PI.
Aconselhamento em direito comercial nos domínios da propriedade industrial e intelectual
Apoiamo-lo no planeamento e implementação da melhor estratégia para os seus projectos de expansão e inovação, tendo em conta as respectivas circunstâncias locais, económicas e legais. Para este fim, a nossa equipa de advogados oferecem conselhos eficientes e baseados nas necessidades, para que possa expandir as suas actividades comerciais com a máxima segurança.
Porquê registar patentes, marcas e desenhos?
O registo de um direito dá ao seu proprietário - e, quando aplicável, ao licenciado registado - o direito exclusivo de explorar comercialmente a sua invenção ou marca registada e de impedir que outros o façam sem o seu consentimento prévio. Assim, o registo reduz a incerteza do mercado, os riscos e a concorrência e, consequentemente, a perda financeira resultante para o proprietário.
O registo é assim a chave do sucesso na consolidação de uma boa posição no mercado e cria uma vantagem competitiva, uma vez que novos mercados podem muitas vezes ser abertos graças a uma proteção territorial adequada.
Além disso, possuir ou licenciar uma patente pode melhorar significativamente as suas hipóteses de obter capital para trazer um produto para o mercado. Isto porque o registo de patentes reforça o prestígio da sua empresa no mercado, de modo que as empresas se referem frequentemente às suas patentes na publicidade para transmitir uma imagem de inovação e singularidade.